sexta-feira, 26 de agosto de 2016

10 tendências para o design de logotipos em 2016

O Logo Rápido traz um artigo bastante interessante publicado por AdNews das 10 tendências para o design de logotipos em 2016

logorapido.com.br
10 tendências para o design de logotipos em 2016 (foto: AdNews)
A construção de uma marca depende de uma estratégia de negócios que saiba atingir o público pretendido, o que envolve diversos aspectos importantes. Um deles é a criação de um logo representativo, que estabeleça uma comunicação objetiva com as pessoas.
Para tanto, se faz necessário conhecer as principais tendências do momento, sem deixar de lado o ressurgimento de estilos clássicos e já consagrados.
A 99designs, marketplace de design gráfico, selecionou o que considera dez das principais tendências em design para a construção de logos em 20016. Confira na lista abaixo:
 1. Paletas de cores dinâmicas
logorapido.com.br
rebrand de 2015 do Google foi um tiro ouvido por todo mundo na indústria de design. De forma notável eles solidificaram o esquema de cores em uma paleta dinâmica e funcional. 
Design dinâmico não é necessariamente uma novidade - o observamos como uma das grandes tendências de design de logotipo em 2015. Mas uma vez que o Google é uma das marcas mais identificadas mundo a fora, não será uma surpresa ver as paletas de cores dinâmicas saturarem ainda mais o mainstream em 2016.
 2. Autenticidade
logorapido.com.br
Logotipos Vintage ou old-school provavelmente vão identificar cafés e pequenas empresas em um futuro próximo. Mas como manter essa tendência no longo prazo? 
2016 será o ano do refinamento, minimalismo, equilíbrio e simplicidade. Designers vão dar mais um passo na direção da nostalgia, imitando uma época em que as ferramentas criativas eram limitadas. Prepare-se para ver logotipos inspirados por letreiros pintados a mão, fabricantes que enfatizem autenticidade através de um estilo artesanal e designs simples e despojados.
 3. Mix & Match (misture e combine) 
logorapido.com.br
Uma tendência que ainda vamos ver de forma sofisticada ou progressiva é a mistura e combinação de fontes. Embora esta prática tenha sido bem exercida por Paul Rand em sua época, só agora a técnica está começando a ressurgir, indicando que os designers estão encontrando novas maneiras criativas de utilizar este estilo - sem que o resultado lembre uma carta enviada por sequestradores.
O Mix & Match pode conversar com muitos conceitos, incluindo o lúdico, a ideia de reutilização de materiais ou (como o usado no restaurante italiano que usamos de exemplo) a inteligente representação de um caldeirão cultural.
  4. Minimalismo
logorapido.com.br
O design plano poderia ser considerado um truque velho. No entanto, ainda existem designers por aí usando-o de novas formas. 
Tomemos como exemplo Richards Partners, que criou este projeto baseado na forma de um cartão SD. Ao se apropriar do formato e achatá-lo em uma única cópia de cor, ele foi capaz de criar algo entre o abstrato e o reconhecível. O resultado é atraente e faz você pensar por um segundo. Em 2016 os designers vão continuar pressionando e experimentando a definição de design plano.
 5. Fundo com textura
logorapido.com.br
A ocorrência mais recente no design de logotipo/identidade é o uso de texturas fotográficas. Um desdobramento do design dinâmico, esta nova tendência transforma um logotipo minimalista ao usar um conjunto atraente e facilmente mutável de texturas dando um acabamento elegante. 
O logotipo da "Candlefish", colocado acima, utiliza esta tendência adicionando uma camada extra de interesse para um logotipo que poderia parecer incompleto sozinho. Tal como acontece com a maioria das técnicas que são novas e bem sucedidas, as chances de vermos muito mais dela em 2016 são bem grandes.
 6. Consciência de escala
logorapido.com.br
Os tamanhos contrastantes das fontes na logomarca acima, desenvolvida para a Orquestra Filarmónica de Helsínquia, cria uma escala visual grande que corresponde à escala física de uma orquestra. Esta noção de escala é algo mais recente e como mais designers  estão utilizando este princípio em termos de marca podemos esperar mais logos que conectem a escala visual do design e a escala social ou física do cliente.
 7. Novos parâmetros tipográficos
logorapido.com.br
Outra técnica que já foi familiar para Paul Rand e é  estranha aos designers hoje é a rotação tipográfica, que está ressurgindo. O logotipo "Olá Ruby" usa esta técnica de uma forma brincalhona, mas profissional. Mais logos como estes estão por vir!
 8. Geometria
logorapido.com.br
Geometria sempre foi um fio condutor ao longo da história design. Dito isso, nos anos mais recentes ela tem emergido de forma inovadora. Ideal para boutiques mais modernas, a tendência do design geométrico emana uma "frieza" contemporânea que é ao mesmo tempo criativo, mínima e sofisticado.
No logotipo "Mobiento", colocado acima, as letras são divididas em elementos geométricos básicos, como círculos e quadrados. Os círculos chamam a atenção para dentro do logo enquanto as formas como um todo funcionam como uma solução decorativa para uma logomarca que de outra forma seria muito simples.
 9. Wordmarks
logorapido.com.br
O wordmark é um formato de logotipo atemporal. É um pacote autônomo que por natureza faz o que a maioria dos logos dinâmicos ou dos conjuntos de logos faz; carrega com ele a linguagem visual do cliente onde quer que ele seja colocado. 
Com o design se movimentando em direção digital-first sem dúvida vamos ver ainda mais wordmarks em 2016. Menos perturbador do que estilos mais ilustrativos, estes tipos de logotipos combinam facilmente em sites, aplicativos e conjuntos dinâmicos - bem como oferecem uma melhor escalabilidade do que projetos mais complexos. 
10. Arte linear 
logorapido.com.br
Cervejarias, cafés e outros locais frequentados pelos hipsters e moderninhos estão enlouquecendo pela tendência da arte de linha (também conhecido como monoline ou Line Art). Tomando como referência a decoração e os emblemas do passado e a iconografia, este novo estilo enfatiza linhas simples e suas espessuras de uma forma maravilhosamente minimalista. 
O logotipo "Lynlake Brewery" faz um esforço contínuo no uso da espessura da linha para criar uma linguagem visual coesa. É um estilo estético que com certeza veremos muito mais neste ano.  

Você ainda não tem o logotipo? Aqui vai uma dica: Você quer criar a logomarca da sua empresa ou do seu negócio de maneira rápida, ágil e super em conta? Use nosso programa de criação de logotipos, uma plataforma super simples e intuitiva. Faça tudo isso online você mesmo e receba o seu logotipo na hora e sem complicações.
Acesse nosso site e confira: Logo Rápido

Fonte: AdNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário